A palavra empreendedorismo só muito recentemente começou a fazer parte da língua portuguesa. No entanto, há empreendedores por aí há séculos, contribuindo com mudanças importantes na humanidade. Hoje, o termo é cada vez mais utilizado para definir pessoas capazes de identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras.
É para muitos uma disciplina nova. Literalmente! Muitos cursos no ensino superior começam a ter uma disciplina de introdução ao empreendedorismo. E ainda bem! Isto porque é muito frequente os jovens terem boas ideias para melhorar o mundo e não saberem por onde começar.
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é o ato de empreender, ou seja, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade. No mundo dos negócios, o termo refere-se à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação.
Tipos de empreendedorismo
As pessoas costumam associar empreendedorismo a fazer dinheiro ou a desenvolver uma ideia de negócio. Mas isso nem sempre é verdade. Existem vários tipos de empreendedorismo com objetivos diferentes.
Empreendedorismo social
Nem tudo tem como objetivo ganhar dinheiro e o empreendedor social é o exemplo perfeito.
O empreendedorismo social tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas ou organizações sem para isso ter um retorno. Construir uma instituição sem fins lucrativos para ajudar animais abandonados é um bom exemplo deste tipo de empreendedorismo.
Empreendedorismo empresarial
Este é o tipo mais comum de empreendedorismo.
Pode ser interno, em que um colaborador da empresa decide criar ou melhorar um produto ou serviço sob a alçada da própria empresa.
Pode ser “externo”, em que uma pessoa por iniciativa própria constroi o seu próprio negócio.
Ao contrário do que se pensa esta criação de negócio próprio não é a situação mais comum mas sim o empreendedorismo dentro do meio ambiente da entidade paternal.
Empreendedorismo digital
Alguns professores da área de gestão ainda estão relutantes em usar este termo já que ele é recente. É apenas uma sub categoria do empreendedorismo em que uma pessoa constrói o seu negócio totalmente online.
Ganhar dinheiro na internet abrange imensas pessoas hoje em dia com blogs, canais no youtube, lojas online ou até mesmo prestação de diversos serviços como por exemplo webdesign.
Perfil do empreendedor
É muito comum pensar-se que uma pessoa nasce ou não com o espirito empreendedor. Eu também pensava desta forma.
Mas a verdade é que ser empreendedor pode ser aprendido!
As caracteristicas de um empreendedor podem também ser construidas. Como de diz em Portugal, a necessidade aguça o engenho.
Um bom empreendedor tem quatro caracteristicas fundamentais e todas podem ser cultivadas
- Otimismo
- Autoconfiança
- Coragem
- Resiliência
O otimista vê sempre possibilidades em vez de obstaculos. Isso não significa que ele seja sonhador ou veja coisas que não existem, ele simplesmente escolhe ver as coisas pelo angulo positivo
A autoconfiança é fundamental para qualquer pessoa mas é ainda mais importante para o empreendedor. Sem autoconfiança ninguém dá o primeiro passo na direção que deve dar.
Coragem é outro traço comum e necessário para o empreendedorismo já que como todos sabemos, construir algo novo ou melhorar algo existente implica algum tipo de aceitação de risco.
Resiliência e persistencia são também fundamentais. Não é fora do comum novos negócios demorarem a estabelecer-se e não serem lucrativos durante algum tempo e só com espirito de persistencia é que se atinge o sucesso em muitos casos.
Boas razões para ser empreendedor
O empreendedorismo é uma experiencia exaustiva mas gratificante. Muitas pessoas sonham em vir a ser o seu próprio patrão mas infelizmente nunca dão o primeiro passo e passam ao lado de uma experiencia incrivel.
Existem muitas razões para ser empreendedor mas estas são as mais comuns:
- Atingir os seus sonhos. Não há nada mais gratificante do que descobrir que afinal é mesmo possível viver os nossos sonhos.
- Flexibilidade de horários. É mais criativo à noite? Ótimo! Prefere estar no computador à beira mar? É consigo! Quem constrói o seu próprio negócio cada vez mais tem este tipo de liberdade.
- Parar de receber ordens. Tudo é escolhido por si e feito ao seu gosto. E não tem que o justificar a nenhum chefe!
- Possibilidade de maior rendimento. Aqui o céu é o limite. Enquanto que a trabalhar por conta própria, apesar de poder progredir na carreira, nunca vai ter rendimento explosivo ou aumentar as suas receitas em 10 vezes de um mês para o outro.
Por onde começar
Esta é a parte que todos querem saber. Ser empreendedor não é fácil mas está ao alcance de qualquer pessoa.
O primeiro passo é sempre a ideia! Sem uma boa ideia só se pode apenas sonhar. Esta parte é fácil porque boas ideias são relativamente comuns. E estou certo que você ao longo da vida já teve algumas também.
Segue-se a planificação. Podemos fazer o nosso plano num guardanapo ou numa folha excel toda bonita. O mais importante é que seja o mais detalhado possivel. Existe um modelo usado pelos profissionais de gestão e empreendedorismo que toca nos pontos e questões fundamentais de um plano de negócio. A esse modelo chamamos Business Model Canvas.
Business Model Canvas
O canvas não é mais do que um esquema. E não tem que ser feito obrigatóriamente desta forma. É útil apenas porque foca nos aspetos certos, nas questões certas e evita assim que o empreendedor se esqueça se alguma parte importante.
É também muito usado pelos investidores. Se o seu projeto precisa de apoio de investidores ou de apoio estatal é muito comum que lhe perguntem por este documento. Ter este documento preenchido com todo o detalhe serve três propósitos:
- Primeiro serve para você mesmo analisar se a sua ideia é realmente asim tão boa
- Derve para os investidores decidirem se lhe dão dinheiro ou não
- Serve de checklist para que você não esqueça nada no seu plano de negócio
Preencher este documento leva algum tempo e por isso não vou explicar aqui em detalhe como o fazer. Quero apenas que saiba que ele existe e para que serve.
Arranjar apoio financeiro
Este é provavelmente o passo seguinte ao do modelo canvas. Embora muitos negócios online hoje em dia não precisem de praticamente dinheiro nenhum para começar, ainda existem muitas ideias que requerem apoio financeiro.
Aqui as opções são muitas, bancos, investidores, segurança social, etc. MAs recomendo sempre a minha preferida: procure dentro da sua família e amigos. Principalmente família! São quase sempre os primeiros a prontificarem-se a ajudar. E até quem sabe se não arranja um sócio que o apoie na sua nova aventura!
Dar o primeiro passo
A parte mais dificil chegou. Começar!
Para muitos este passo está sempre a ser adiado. Nunca é a altura certa! Saiba que não existe altura certa.
Se a sua ideia é daquelas ideias de negócio online que podem ser começadas sem dinheiro e com apenas uma horita por dia, COMEÇE HOJE!
Você não tem mesmo desculpa para continuar a adiar.
Se a sua ideia é mais complexa começe pelo planeamento. Preencha o modela canvas. Responda às perguntas essenciais e quem sabe se isso não lhe dá a coragem necessária para seguir o seu sonho!