(Atualizado em 22 Setembro 2020)
Os preços das ações mudam frequentemente (às vezes por minuto) como resultado das forças do mercado. Por isto, queremos dizer que os preços das ações mudam devido a flutuações na oferta e na procura.
Se mais pessoas quiserem comprar uma ação num determinado momento (procura) do que vendê-la (oferta), o preço subirá. No nosso exemplo anterior de comprar ações da Apple Inc. (AAPL) com uma ordem de mercado, a compra fez com que o preço aumentasse para US $ 140,05. Por outro lado, se mais pessoas estiverem motivadas a vender uma ação do que a comprá-la, haveria maior oferta do que procura e o preço cairá.
Claro, para que qualquer comércio realmente aconteça, é necessário que exista pelo menos um comprador e um vendedor – de modo a que o número de compradores e vendedores seja tecnicamente o mesmo.
O que queremos dizer aqui é que o número de compradores ou vendedores motivados, ou seja, aqueles que estão dispostos a comprar por valores maiores ou vender por valores menores.
Valor de mercado
O preço de uma ação representa o “valor” da empresa. No seu nível mais básico, esse valor é calculado dividindo o valor em dólares da empresa, conhecido como capitalização bolsista (ou “market cap”) pelo número de ações em circulação.
Por exemplo, se a XYZ Corp estiver avaliada em US $ 1.000.000 e tem 100.000 ações em circulação, o preço de cada ação é de US $ 10,00. Ou então, pode-se determinar o valor de mercado de uma empresa, multiplicando assim o preço da ação pelo número de ações. A questão então é, o que causa flutuações no valor da empresa?
Mas o que representa o valor de uma empresa? Uma empresa tem coisas e vende coisas. As coisas que tem – edifícios, máquinas, patentes, dinheiro no banco, etc. – constituem o seu valor contabilístico, ou a quantidade de dinheiro que uma empresa obteria se vendesse todas essas coisas ao mesmo tempo. Mas as empresas têm essencialmente como objetivo principal tentar obter lucro e, fazem-no, ao vender os seus produtos ou serviços, de modo que o valor total da empresa tem a ver com as coisas que possui agora e os fluxos de caixa que receberá no futuro. O valor das coisas que possui é bastante fácil de determinar, mas o valor de todos os fluxos de caixa futuros é um pouco mais complicado de prever- e é essa peça que é responsável pelas flutuações de mercado.
Por causa do valor do tempo do dinheiro, os lucros a serem obtidos no futuro devem ser descontados para representar os dólares de hoje – assim como um dólar colocado numa conta bancária hoje valerá mais no futuro depois de ter ganho algum juro. Quanto a descontar esses fluxos de caixa futuros, isso depende de muitas coisas, incluindo o custo do capital (que é o custo de emprestar ou contrair empréstimo, e isso depende das taxas de juro), o risco do negócio (no mercado de ações isso é muitas vezes estimado usando o beta), e o custo perdido de não fazer nada e manter o seu dinheiro no banco (o custo de oportunidade ou a taxa livre de risco).
Uma vez estimada a taxa de desconto apropriada, a parte difícil é descobrir quais serão os fluxos de caixa futuros – um mês a partir de agora, um ano a partir de agora, cinco anos a partir de agora. O sentimento e as expectativas são um grande componente destas previsões, e os analistas financeiros tentam calcular esses montantes de várias maneiras, respondendo tanto a fatores específicos da empresa quanto a fatores macro como a saúde económica global.
Felizmente, o mercado de ações reflete a expectativa de fluxos de caixa futuros num índice fácil de calcular de preço para lucro, também conhecido como a relação P/E. Uma relação P/E de 10x significa que uma empresa está a ser avaliada hoje em 10x os seus ganhos atuais. Uma relação P/E de 20x para a mesma empresa significaria que, dada a mesma quantia de ganhos, o mercado está a dar-lhe duas vezes mais valor, indicando que esses fluxos de caixa futuros serão maiores.
Claro, há uma série de modelos de preços sofisticados que os analistas podem usar em conjunto ou, em vez da relação P/E, como usar “dividend discount models” ou modelos de “free cash flow”.
Como o futuro é desconhecido, as estimativas de várias pessoas serão diferentes umas das outras, proporcionando um preço de ação esperado mais alto e um e outro mais baixo do que o verdadeiro preço das ações. Se o preço atual for menor do que o preço esperado, as pessoas vão comprá-lo. Se for maior, as pessoas vão vender. Quando uma economia está a crescer, as pessoas gastam mais e os lucros aumentam.
As empresas investem em projetos, expandem os seus negócios e contratam mais pessoas. Os investidores são otimistas e as expectativas dos fluxos de caixa futuros aumentam, e as ações entram num mercado de alto. Simplificando, os mercados de ações podem cair quando as expectativas de fluxos de caixa futuros diminuem, fazendo com que os preços das empresas parecem muito altos, fazendo com que as pessoas vendam as ações. Se mais pessoas adotarem essa decisão do que as pessoas que compram essas ações, o preço cairá até chegar a um nível em que as pessoas começarão a acreditar que as ações estão corretamente valorizadas.
As coisas mais importantes para entender sobre este assunto complicado são as seguintes:
1. No nível mais fundamental, a oferta e a procura no mercado determinam o preço das ações a qualquer momento.
2. O preço x número de ações em circulação (capitalização de mercado) é o valor de uma empresa. Comparar apenas o preço da ação de duas empresas não tem sentido.
3. Teoricamente, os ganhos são o que afetam a avaliação dos investidores de uma empresa, mas existem outros indicadores que os investidores usam para prever o preço das ações. São os “sentimentos”, atitudes e expectativas dos investidores que afetam os preços das ações.
4. Existem muitas teorias concorrentes que tentam explicar a forma como os preços das ações se movem do jeito que o fazem. Infelizmente, não há uma teoria que possa explicar tudo.