(Atualizado em 22 Setembro 2020)
Nesta seção, discutimos a questão prática da compra e venda de ações. Os indivíduos geralmente compram e vendem ações através de uma empresa corretora ou um corretor individual.
Historicamente, os agentes de bolsa eram contratados apenas por pessoas e famílias ricas, mas hoje existe uma grande variedade de corretoras para todas as gamas de preços.
Os corretores de “serviço completo” oferecem um conjunto de pesquisas, opiniões e conselhos de especialistas e podem oferecer uma relação pessoal entre o corretor e o cliente. Para clientes mais conscientes do orçamento, existem corretoras de desconto que oferecem serviços muito mais básicos, em alguns casos, simplesmente executam compras e vendas.
Ao longo das últimas duas décadas, o comércio eletrónico cresceu significativamente, com muitas corretoras on-line a oferecerem pesquisa e opinião, bem como negócios a preços baixos.
Independentemente do tipo de corretagem utilizada, a mecânica de compra ou venda de ações é bastante uniforme. Primeiro, uma cotação da ação é obtida. Nos primeiros dias das bolsas de valores, as informações de preços foram transmitidas via “tickertape” – uma fita longa de papel que imprimia dados básicos via fio de telégrafo. É por isso que hoje ainda nos referimos a cotações de ações como o “ticker”.
Uma cotação de ações traz muita informação, incluindo os preços atuais de oferta e procura, bem como o último preço negociado. A oferta é o preço mais alto que alguém no mercado está disposto a pagar num determinado momento, enquanto a procura é o preço mais baixo que alguém está disposto a vender. Se estiver interessado em comprar ações, fará uma oferta, e se quiser vender uma procura. Quando o preço de uma oferta e procura coincidem, um negócio é efetuado.
Além dessas informações sobre preços, os dados sobre o volume de negociação (número de ações negociadas) são frequentemente incluídos. As cotações de ações obtidas online são muitas vezes citações em tempo real que conferem detalhes segundo a segundo, e as cotações on-line também, geralmente, incluem gráficos e ferramentas interativas. As ações são citadas pelo símbolo do ticker, representado entre uma e quatro letras maiúsculas, que geralmente são levemente representativas do nome da empresa. Por exemplo, o símbolo do ticker para a Microsoft Corp é MSFT, a Caterpillar Inc. é CAT e a Apple Inc. é AAPL.
Pedido de mercado e os seus limites
De seguida, o tipo de negócio deve ser determinado. Um pedido de mercado é simplesmente uma ordem que instrui o corretor (ou plataforma de negociação on-line) para comprar ou vender ações ao melhor preço disponível. Se você quisesse comprar 100 ações da AAPL no mercado e a cotação mostra: Oferta: $ 139.80 (100), Oferta: $ 140.00 (50), Última: $ 139.95 (250). Isto diz-nos que o último negócio que existiu foi de 250 ações a US $ 139,50 e indica que 50 ações são oferecidas por US $ 140,00. Suponha que outras 200 sejam oferecidas a US $ 140,05. O seu pedido de mercado compraria as 50 ações a US $ 140,00 e, em seguida, compraria mais 50 no próximo melhor preço, ou seja, a US $ 140,05.
Um pedido de mercado não garante o preço a que você as receberá, mas garante que receberá o número de ações que deseja, neste caso, 100. Quando um pedido é concluído, ele será preenchido. Um pedido de mercado é usado com mais frequência nos casos em que o comprador ou vendedor está mais preocupado com o preenchimento do tamanho da ordem e não com o preço. Uma ordem limite especifica o preço ao qual deseja trocar. Por exemplo, você pode especificar que deseja comprar a AAPL por US $ 140,00, mas não mais, caso em que compraria as 50 ações oferecidas por US $ 140,00 e, em seguida, esperaria que outro vendedor ofereça ao preço que deseja. Até que isso aconteça, a nova cotação seria Oferta: $ 140.00 (50), Oferta: $ 140.05 (200), Última: $ 140.00 (50).
Uma ordem de limite também pode ser designada tudo ou nada(AON), o que significa que não concordará em comprar as ações, a menos que consiga obter todas as 100 que você deseja. Se a ordem de limite original neste exemplo fosse AON, você não compraria as 50 que são oferecidas até que outras 50 surgissem. As ordens de limite são usadas por aqueles que estão principalmente preocupados com o preço que querem receber, mas não garantem que o tamanho do seu pedido seja preenchido. Preço versus preenchimento do tamanho do pedido são os principais trade-offs entre pedidos de mercado e limites.
Stop Orders
As ordens de paragem dependem de um determinado nível de preço alcançado para ativar o comércio. Com uma ordem de paragem, o seu negócio será executado somente quando a segurança a que deseja comprar ou vender atinja um preço específico (o preço de paragem). Uma vez que a ação atinja esse preço, uma ordem de paragem torna-se num pedido de mercado e é preenchido. Por exemplo, se você possui ações ABC, que atualmente são negociadas a US $ 20, e faz uma paragem para vender a US $ 15, o seu pedido só será preenchido quando a ação ABC cair para valores abaixo de US $ 15. Também é conhecida como uma ordem “stop-loss”, isto permite limitar as suas perdas.
Este tipo de pedido também pode ser usado para garantir lucros. Por exemplo, suponha que comprou ações XYZ a US $ 10 por ação e agora as ações estão a ser negociadas a US $ 20 por ação. Fazer pedidos de paragem em US $ 15 garantirá lucros de aproximadamente US $ 5 por ação, dependendo da rapidez com que o pedido de mercado possa ser preenchido. As ordens de paragem são particularmente vantajosas para os investidores que não conseguem monitorar as suas ações por um período de tempo, e as corretoras podem até mesmo definir essas ordens de paragem sem cobrança.
Uma desvantagem da ordem de paragem é que o pedido não é garantidamente preenchido no melhor preço. Uma vez que a ordem de paragem é desencadeada, ela transforma-se numa ordem de mercado, que é preenchida ao melhor preço possível. Este preço pode ser inferior ao preço especificado pela ordem de paragem. Além disso, os investidores devem estar conscientes de onde definem a ordem de parar. Pode ser desfavorável se for ativada por uma flutuação de curto prazo no preço da ação. Por exemplo, se a ação ABC for relativamente volátil e flutuar em 15% semanalmente, um stop-loss definido a 10% abaixo do preço atual pode resultar na ativação da ordem num momento inoportuno ou prematuro.
Outros Tipos de Pedidos
Os pedidos também podem ser marcados com instruções sobre quanto tempo um pedido é bom. Uma ordem “imediata-ou-cancelada” (COI) é cancelada se a ordem não for executada imediatamente. Isto geralmente é usado em conjunto com uma ordem de limite. Quando uma ordem IOC é combinada com uma ordem AON, ela é designada “fill-or-kill” (FOK). Uma ordem do dia é um limite ou ordem de paragem que é cancelada no final do dia de negociação e não estará ativa na manhã seguinte. Uma ordem de cancelamento (GTC) boa está ativada até que a instrução seja dada para cancelá-la e pode permanecer ativa por muitos dias.
Margem de Negociação e Venda Curta (“Short Selling”)
Além da mecânica descrita acima, muitas corretoras oferecem negociação de margem, permitindo que os seus clientes peçam dinheiro emprestado para comprarem mais ações pelo valor em excesso na sua conta. A margem também permite a venda a descoberto, onde um participante do mercado de ações pede ações emprestadas para as vender, com o intuito de as voltar a comprar a um preço mais baixo. Um vendedor curto (“short-seller”) aposta que o preço de uma ação vai cair, em vez de subir.
Além de usar uma corretora, existem duas maneiras menos comuns de possuir ações: planos de reinvestimento de dividendos (DRIPs) e planos de investimento direto (DIPs). Os DIPs são planos pelos quais as empresas individuais, por um custo mínimo, permitem aos acionistas comprar ações diretamente da empresa. DRIPs são onde os dividendos pagos por ações são usados automaticamente para comprar mais dessas ações (incluindo as frações de uma ação).