(Atualizado em 3 Setembro 2020)
Novos investidores ficam surpreendidos com os termos bull market e bear market, os sentimentos de mercado.
Como dizia Ben Graham, a bolsa é como um pendulo, na maior parte das vezes está equilibrado mas por vezes temos extremos de medo e por vezes de ganancia.
Os investidores muitas vezes têm opiniões diferentes sobre ações específicas ou sobre a direção da economia como um todo.
Cada dia de negociação é análogo a uma luta entre otimistas e pessimistas que compram e vendem a vários preços com diferentes expectativas.
Diz-se que o mercado de ações incorpora toda a informação que existe sobre as empresas que representa, e que isso se manifesta como o preço.
Sentimento de mercado
Quando os otimistas dominam, os preços tendem a subir, e nós dizemos que estamos num mercado em alta (Bull market).
Quando acontece o contrário, e existe uma tendência de baixa dos preços, estamos num mercado à margem ou mercado em baixa (Bear market).
Um mercado alto é quando tudo na economia está a funcionar objetivamente bem: as pessoas estão a conseguir encontrar emprego e o desemprego é baixo, a economia está a crescer, conforme medido pelo produto interno bruto (PIB), e as ações estão a aumentar.
Escolher ações durante um mercado no alto é indiscutivelmente mais fácil porque tudo está a subir.
Se uma pessoa é otimista e acredita que as ações vão subir, ele ou ela é chamado de “touro” e é dito ter uma perspectiva em alta. Os mercados de Bull não podem durar para sempre, e às vezes eles podem levar a situações perigosas se as ações se tornarem sobrevalorizadas.
Bull markets podem levar a bolhas
De fato, uma forma severa de um mercado de touro é conhecida como uma bolha, onde a trajetória ascendente dos preços das ações já não está em conformidade com os fundamentos e o sentimento otimista assume completamente o controlo.
Historicamente, as bolhas ocorreram regularmente, desde a “Dutch Tulip mania” dos anos 1600 – onde o preço das tulipas aumentou tanto que poderiam valer mais do que uma casa – até à bolha imobiliária de 2008 que provocou a Grande Recessão e mais recentemente ao caso da bolha nas Cryptomoedas em 2017.
As bolhas explodem quando a realidade alcança os preços superinflacionados, e as pessoas geralmente apercebem-se das bolhas em retrospectiva. É difícil de reconhecer quando os investidores estão numa bolha e ainda mais difícil de prever quando vai aparecer.
Um mercado à margem é informalmente definido como uma queda de 20% em índices amplos.
Os mercados à margem acontecem quando a economia parece estar dentro ou perto da recessão, o desemprego aumenta, os lucros das empresas caem assim como o PIB, o que por sua vez faz com que o sentimento de mercado seja ainda mais negativo.
Os mercados à margem tornam difícil para os investidores escolher ações lucrativas. Uma solução para isso é aproveitar quando as ações estão a cair é através da venda a descoberto (short selling).
Timing the market
Outra estratégia é aguardar até sentir que o mercado à margem está a chegar ao seu fim, e apenas começar a comprar em antecipação a um mercado de alta.
Os mercados à margem normalmente estão associados a um aumento da volatilidade do mercado de ações, já que os investidores tipicamente temem as perdas mais do que apreciam os ganhos num nível emocional.
As pessoas não são sempre agentes racionais – especialmente quando se trata de dinheiro e investimentos.
Durante os mercados à margem, os preços não caem de forma ordenada ou racional até um determinado valor do indice Preço/Lucro, mas os participantes do mercado, muitas vezes, reagem excessivamente em pânico e levam os preços para valores abaixo de razoáveis.
Quando há pânico, há medo!
O comportamento irracional pode-se espalhar e os mercados podem entrar em colapso. As expectativas sobre os fluxos de caixa futuros caem essencialmente para zero e as pessoas preocupam-se mais com a conversão de investimentos em dinheiro do que o crescimento futuro.
Somente quando o comportamento de investimento racional é restaurado, é que o mercado à margem tem fim.
Também vale a pena ressalvar que os mercados à margem podem ser ótimas oportunidades para os investidores de longo prazo comprarem ações “à venda” a preços relativamente baixos, o que pode realmente aumentar os retornos globais em longos horizontes temporários.
Benjamin Graham criou uma alegoria do sentimento de mercado e chamou-lhe Mr. Market (Senhor Mercado), neste caso o Mr. Market era um maniaco depressivo que nalguns dias era ganancioso e noutros medroso.
Este Mr Market ainda hoje está vivo! 😉