Análise fundamental: a base do “Value Investing”

(Atualizado em 3 Março 2021)

A análise fundamental (ou análise fundamentalista) é a metodologia de eleição dos melhores investidores do mundo. É este tipo de análise que permite obter uma ideia aproximada do valor de uma empresa.

O que é a análise fundamental

A análise fundamentalista é um método de medir o valor intrínseco de um título, examinando os fatores econômicos e financeiros relacionados. Os analistas fundamentais estudam tudo o que pode afetar o valor do título, desde fatores macroeconômicos, como o estado da economia e as condições da indústria, até fatores microeconômicos, como a eficácia da gestão da empresa.

O objetivo final é chegar a um número que um investidor possa comparar com o preço atual de um título para ver se o título está subvalorizado ou sobrevalorizado.

Este método de análise é considerado em contraste com a análise técnica, que prevê a direção dos preços por meio de uma análise de dados históricos de mercado, como preço e volume.

Ideias-chave da análise fundamentalista

  • A análise fundamentalista é um método para determinar o valor real ou “justo de mercado” de uma ação.
  • Os analistas fundamentais procuram ações que atualmente estão sendo negociadas a preços superiores ou inferiores ao seu valor real.
  • Se o valor justo de mercado for maior do que o preço de mercado, a ação é considerada subvalorizada e uma recomendação de compra é dada.
  • Em contraste, os analistas técnicos ignoram os fundamentos em favor de estudar as tendências históricas dos preços das ações.

A análise fundamental estuda o estado global de uma economia ou produto de investimento. Este tipo de análise centra-se num domínio mais vasto do que a análise técnica. Enquanto a análise técnica analisa tendências, a análise fundamental aprofunda-se em aspectos qualitativos. Esta disciplina analisa fatores econômicos, financeiros e outros fatores quantitativos relacionados que podem influenciar um determinado instrumento financeiro. Além disso, a análise fundamental aborda a saúde econômica e fatores macroeconômicos.

Podemos assim dizer que a análise fundamental olha para os números relacionados com a empresa, por exmplo, lucros, stocks, dívida, etc.

Análise Fundamental Quantitativa e Qualitativa

O problema de definir a palavra fundamentos é que ela pode abranger qualquer coisa relacionada ao bem-estar econômico de uma empresa. Eles obviamente incluem números como receita e lucro, mas também podem incluir qualquer coisa, desde a participação de mercado de uma empresa até a qualidade de sua gestão.

 

Os vários fatores fundamentais podem ser agrupados em duas categorias: quantitativos e qualitativos. O significado financeiro desses termos não é muito diferente de suas definições padrão. Aqui está como um dicionário define os termos:

 
  • Quantitativo – “relacionado a informações que podem ser apresentadas em números e valores”.
  • Qualitativo – “relacionado à natureza ou padrão de algo, ao invés de sua quantidade.”
 

Nesse contexto, os fundamentos quantitativos são números rígidos. São as características mensuráveis ​​de um negócio. É por isso que a maior fonte de dados quantitativos são as demonstrações financeiras. Receita, lucro, ativos e muito mais podem ser medidos com grande precisão.

 

Os fundamentos qualitativos são menos tangíveis. Eles podem incluir a qualidade dos principais executivos de uma empresa, o reconhecimento de sua marca, patentes e tecnologia proprietária .

 

Nem a análise qualitativa nem a quantitativa são inerentemente melhores. Muitos analistas os consideram juntos.

 

Fundamentos qualitativos a considerar

Existem quatro fundamentos principais que os analistas sempre consideram quando se trata de uma empresa. Todos são qualitativos e não quantitativos. Eles incluem:

 
  • O  modelo de negócios : o que exatamente a empresa faz? Isso não é tão simples quanto parece. Se o modelo de negócios de uma empresa se baseia na venda de frango para fast-food, ela está ganhando dinheiro dessa forma? Ou está apenas perdendo tempo com taxas de royalties e franquia?
  • Vantagem competitiva : o sucesso de longo prazo de uma empresa é impulsionado em grande parte por sua capacidade de manter uma vantagem competitiva – e mantê-la. Vantagens competitivas poderosas, como a marca Coca-Cola e o domínio da Microsoft sobre o sistema operacional de computadores pessoais, criam um fosso ao redor de uma empresa, permitindo-lhe manter os concorrentes afastados e desfrutar de crescimento e lucros. Quando uma empresa consegue obter uma vantagem competitiva, seus acionistas podem ser bem recompensados ​​por décadas.
  • Gestão: Alguns acreditam que a gestão é o critério mais importante para investir em uma empresa. Faz sentido: até o melhor modelo de negócios está condenado se os líderes da empresa não executarem o plano de maneira adequada. Embora seja difícil para os investidores de varejo conhecer e avaliar verdadeiramente os gerentes, você pode consultar o site corporativo e verificar os currículos dos altos escalões e dos membros do conselho. Eles tiveram um bom desempenho em trabalhos anteriores? Eles estão se desfazendo de muitas de suas ações ultimamente?
  • Governança Corporativa : A governança corporativa descreve as políticas em vigor dentro de uma organização, denotando as relações e responsabilidades entre a administração, diretores e partes interessadas . Essas políticas são definidas e determinadas no estatuto da empresa e em seus estatutos, juntamente com as leis e regulamentos corporativos. Você deseja fazer negócios com uma empresa administrada de forma ética, justa, transparente e eficiente. Observe, em particular, se a administração respeita os direitos e os interesses dos acionistas. Certifique-se de que suas comunicações com os acionistas sejam transparentes, claras e compreensíveis. Se você não entender, provavelmente é porque eles não querem que você o faça.
 

Também é importante considerar o setor de uma empresa: base de clientes, participação de mercado entre as empresas, crescimento em todo o setor, concorrência, regulamentação e ciclos de negócios. Aprender como a indústria funciona dará ao investidor uma compreensão mais profunda da saúde financeira de uma empresa.

 

Demonstrações financeiras: fundamentos quantitativos a considerar

As demonstrações financeiras são o meio pelo qual uma empresa divulga informações relativas ao seu desempenho financeiro. Seguidores da análise fundamentalista usam informações quantitativas coletadas de demonstrações financeiras para tomar decisões de investimento. As três demonstrações financeiras mais importantes são declarações de renda , balanços e demonstrações de fluxo de caixa .

 

A planilha de balanço

O balanço patrimonial representa um registro dos ativos, passivos e patrimônio de uma empresa em um determinado momento. O balanço é identificado pelo fato de que a estrutura financeira de uma empresa se equilibra da seguinte maneira:

 
Ativos = Passivos + Patrimônio Líquido
 

Ativos representam os recursos que a empresa possui ou controla em um determinado momento. Isso inclui itens como dinheiro, estoque, máquinas e edifícios. O outro lado da equação representa o valor total do financiamento que a empresa utilizou para adquirir esses ativos. O financiamento vem como resultado de passivos ou patrimônio . Os passivos representam dívidas (que obviamente devem ser pagas), enquanto o patrimônio líquido representa o valor total do dinheiro que os proprietários contribuíram para o negócio – incluindo os lucros retidos, que é o lucro obtido nos anos anteriores.

 

A declaração de renda

Enquanto o balanço patrimonial apresenta uma abordagem instantânea ao examinar um negócio, a demonstração de resultados mede o desempenho de uma empresa em um período de tempo específico. Tecnicamente, você poderia ter um balanço de um mês ou até um dia, mas só verá o relatório das empresas públicas trimestral e anualmente.

 

A demonstração do resultado apresenta informações sobre receitas, despesas e lucros que foram gerados como resultado das operações da empresa naquele período.

 

Demonstração dos Fluxos de Caixa

A demonstração dos fluxos de caixa representa um registro das entradas e saídas de caixa de uma empresa durante um período de tempo. Normalmente, uma demonstração dos fluxos de caixa concentra-se nas seguintes atividades relacionadas ao caixa:

 
  • Caixa de investimento (CFI): Caixa usado para investir em ativos, bem como o produto da venda de outras empresas, equipamentos ou ativos de longo prazo
  • Dinheiro de financiamento (CFF): dinheiro pago ou recebido pela emissão e empréstimo de fundos
  • Fluxo de caixa operacional (OCF): caixa gerado pelas operações de negócios do dia-a-dia

A demonstração do fluxo de caixa é importante porque é muito difícil para uma empresa manipular sua situação de caixa. Há muito que contadores agressivos podem fazer para manipular os lucros, mas é difícil fingir dinheiro no banco. Por esse motivo, alguns investidores usam a demonstração do fluxo de caixa como uma medida mais conservadora do desempenho de uma empresa.

O conceito de valor intrínseco

Uma das principais premissas da análise fundamentalista é que o preço atual do mercado de ações muitas vezes não reflete totalmente o valor da empresa com base nos dados disponíveis publicamente. Uma segunda suposição é que o valor refletido nos dados fundamentais da empresa tem mais probabilidade de estar mais próximo do valor real das ações.

 

Os analistas costumam se referir a esse valor verdadeiro hipotético como o valor intrínseco. No entanto, deve-se observar que esse uso da frase valor intrínseco significa algo diferente na avaliação de ações do que significa em outros contextos, como negociação de opções. A precificação de opções usa um cálculo padrão para o valor intrínseco; no entanto, os analistas usam vários modelos complexos para chegar ao valor intrínseco de uma ação. Não existe uma fórmula única e geralmente aceita para chegar ao valor intrínseco de uma ação.

 

Por exemplo, digamos que as ações de uma empresa estivessem sendo negociadas a $ 20 e, após uma extensa pesquisa sobre a empresa, um analista determine que elas deveriam valer $ 24. Outro analista faz pesquisas iguais, mas determina que deve valer $ 26. Muitos investidores irão considerar a média dessas estimativas e presumir que o valor intrínseco das ações pode ser próximo a $ 25. Frequentemente, os investidores consideram essas estimativas como informações altamente relevantes porque desejam comprar ações que estão sendo negociadas a preços significativamente abaixo desses valores intrínsecos.

 

Isso leva a uma terceira grande suposição da análise fundamentalista: no longo prazo, o mercado de ações refletirá os fundamentos. O problema é que ninguém sabe quanto tempo “longo prazo” realmente dura. Pode levar dias ou anos.

 

É disso que trata a análise fundamental. Ao focar em um determinado negócio, um investidor pode estimar o valor intrínseco de uma empresa e encontrar oportunidades de comprar com desconto. O investimento terá retorno quando o mercado alcançar os fundamentos.

O que é o “Value Investing”?

Value investing é uma estratégia de investimento onde as ações selecionadas são transacionadas por um valor inferior ao seu valor intrínseco.

O pai desta estratégia foi Benjamin Graham, pioneiro na análise fundamental.

Os investidores que praticam esta estratégia procuram ativamente ações que eles acreditam que o mercado subestimou.

Os investidores que usam esta estratégia acreditam que o mercado reage exageradamente a boas e más notícias, resultando em movimentos de preços de ações que não correspondem ao seu valor intrínseco (ou valor fundamental),  de longo prazo da empresa, gerando uma oportunidade de lucrar quando o preço é deflacionado.

análise fundamental

Desarticulando o ‘Value Investing’

As ações subavaliadas resultam da irracionalidade do investidor.

Normalmente, os investidores que usam o “value investing” procuram lucrar com essa irracionalidade.

Encontrar essas empresas “em saldos” implica olhar com detalhe para os números do balanço, cash-flows e lucros. Selecionando ações com rácios P/Vc (preço / valor contabilistico) abaixo da média, rácios preço / lucro abaixo da média, maiores  dividend yield” (dividendos), ebitda e muito mais! Trata-se portanto de analisar as contas da empresa para decidir qual o seu valor.

Esses números são comparados com o valor intrínseco da empresa, e após a comparação, estes investidores tomam a decisão de investir caso o valor comparativo seja alto o suficiente.

No entanto, há um problema com esta estratégia que passa pela dificuldade de estimar o valor intrínseco de uma ação.

Dois investidores podem receber exatamente as mesmas informações e cada um deles atribuir um valor diferente para a mesma empresa. Por esta razão, outro conceito central de “value investing” é o da “margem de segurança”.

Este tipo de investidores necessita de adquirir os capitais próprios das empresas com um relativo desconto face ao valor que eles acreditam ser o seu valor real, por forma a conseguir ter alguma margem para erro.

Além disso, a estratégia de “value investing” é subjetiva. Alguns dos investidores que aplicam esta estratégia apenas olham para os ativos e lucro presentes e não têm em conta o possível valor resultante do crescimento futuro. Outros investidores baseiam as suas estratégias completamente em torno da estimativa de crescimento futuro e dos cash flows da empresa em análise. Apesar das diferentes metodologias, a lógica subjacente é  a mesma, um investidor deve comprar algo por um valor inferior ao que ele pensa que vale atualmente.

Um Exemplo de um Investimento de Valor

Estes investidores procuram lucrar com reações exageradas de mercado que geralmente resultam da divulgação do relatório trimestral. Em 4 de maio de 2016, a Fitbit divulgou o seu relatório com os resultados do primeiro trimestre de 2016 e viu um declínio acentuado nas transações após o lançamento do mesmo. No final desta agitação, a empresa tinha perdido quase 19% do seu valor. No entanto, embora grandes reduções no valor das ações de uma empresa não sejam  de todo incomuns após o lançamento de um relatório de resultados, a Fitbit não só correspondeu às expectativas dos analistas para o trimestre, mas aumentou as expectativas para o restante de 2016.

A empresa ganhou US $ 505,4 milhões em receita no primeiro trimestre de 2016, um valor superior em cerca de 50% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Além disso, a Fitbit espera gerar entre US $ 565 milhões e US $ 585 milhões no segundo trimestre de 2016, o que está acima dos US $ 531 milhões previstos pelos analistas. A empresa parece ser forte e estar em fase de crescimento. No entanto, uma vez que a Fitbit investiu fortemente em Investigação e Desenvolvimento (I&D) no primeiro trimestre do ano, o resultado por ação (EPS- “earning-per-share”) caiu quando comparado ao do ano anterior. Isto era o que todos os investidores médios necessitavam para se lançarem sobre a Fitbit, vendendo ações suficientes para fazer com que o seu preço diminuísse. No entanto, um investidor que siga a estratégia de “value investing” olha para o valor intrínseco da Fitbit e entende que é um título subvalorizado, preparado para potencialmente aumentar no futuro.

Análise fundamental vs análise técnica

São duas disciplinas opostas. A análise fundamental procura obter uma ideia do valor da empresa ou do ativo, a análise técnica procura olhar para os gráficos de cotações e tentar adivinhar o que vai acontecer de seguida, ou seja, se o preço vai subir ou descer.

Alguns investidores preferem uma, outros outra, mas nada impede ninguém de analisar um investimento das duas maneiras!

Existe também uma abordagem que afirma que a análise fundamental permite investir, ao passo que a análise técnica permite especular.

(Leia também: investir vs especular)

Pessoalmente acho que podemos perfeitamente complementar uma com a outra mas o melhor mesmo é não ter que fazer análise nenhuma, investindo em fundos índice sobre o mercado todo!

Exemplo de Análise Fundamental

Veja a Coca-Cola Company, por exemplo. Ao examinar suas ações, um analista deve observar o pagamento anual de dividendos das ações, o lucro por ação, a relação P / L e muitos outros fatores quantitativos. No entanto, nenhuma análise da Coca-Cola é completa sem levar em conta o reconhecimento de sua marca. Qualquer pessoa pode abrir uma empresa que venda açúcar e água, mas poucas empresas são conhecidas por bilhões de pessoas. É difícil apontar exatamente o que a marca Coca vale, mas você pode ter certeza de que é um ingrediente essencial que contribui para o sucesso contínuo da empresa.

Mesmo o mercado como um todo pode ser avaliado por meio da análise fundamental. Por exemplo, os analistas analisaram os indicadores fundamentais do S&P 500 de 4 de julho a 8 de julho de 2016. Durante esse tempo, o S&P subiu para 2129,90 após a divulgação de um relatório de empregos positivo nos Estados Unidos. Na verdade, o mercado acabou de perder um novo recorde, chegando logo abaixo da alta de maio de 2015 de 2130,82. 2  A surpresa econômica de mais 287.000 empregos no mês de junho aumentou especificamente o valor do mercado de ações em 8 de julho de 2016. 3

No entanto, existem opiniões divergentes sobre o verdadeiro valor do mercado. Alguns analistas acreditam que a economia está caminhando para um bear market , enquanto outros analistas acreditam que ele vai continuar como um bull market .