Recentemente um mal entendido sobre emprego na Itália fez uma avalanche de pessoas contactarem com a pequena aldeia de Bormida por pensarem que a aldeia pagava para ter novos moradores.
Um comunicado por parte da camara dessa região confirmou ter sido um mal entendido e de facto é até difícil arranjar emprego na Itália.
Procurar emprego na itália
Para quem está em busca de um emprego na Itália pela primeira vez, diversas dúvidas começam a surgir. Afinal, como e onde procurar trabalho na Itália parece algo mais confuso para quem é estrangeiro. Mas quais são as reais possibilidades de trabalho na Itália para brasileiros? Existe emprego na Itália para quem fala português? Como é possível trabalhar na Itália legalmente?
Primeiro, qualquer pessoa que deseja trabalhar na “Bota” precisa conhecer o mínimo da situação econômica e política do país. A Itália vive uma situação delicada economicamente há muitos anos, a crise ainda afeta grande parte da população, em particular os jovens italianos e estrangeiros. Assim, o mercado de trabalho é competitivo e não oferece tantas vagas, quando comparado a outras nações da União Europeia.
No início de 2018, um novo governo foi eleito e, com a entrada da Lega-M5s (a Liga-Movimento Cinco Estrelas) no poder, a política italiana está tomando novos rumos.
Em termos de trabalho, é importante ressaltar dois aspectos: as políticas de imigração tendem a ficar cada vez mais endurecidas, baseado na postura do atual ministro do interior, Matteo Salvini; e trabalhar ilegalmente nunca deveria ser uma opção, mas certamente será cada vez mais difícil na Itália. Agora, não é impossível trabalhar na Itália! E listei algumas informações que podem nortear a sua busca!
Como conseguir emprego na Itália?
Para conseguir um emprego você deve ter permissão para trabalhar na Itália, seja um visto de trabalho ou um documento de cidadão da União Europeia. Além disso, é indispensável que você consiga se comunicar em italiano, nem que seja minimamente.
Documentos necessários
Primeiro, você precisa identificar em que lei você se enquadra. Se você for brasileiro sem uma dupla cidadania europeia, por exemplo, você precisa apresentar às autoridades um visto de trabalho que, ao chegar na Itália, será transformado num “permesso di soggiorno” por motivo de trabalho, seja ele subordinado ou que se encaixe em outra categoria.
Para entrar no país com esse visto a empresa que te contratou, ou irá contratar, precisa enviar a você um comprovante desse contrato ou promessa de emprego. Esse documento deverá ser entregue ao consulado ou embaixada mais próximo da sua residência no momento do pedido do visto.
Já na Itália, o seu empregador solicitará que você faça um codice fiscale, que é uma espécie de CPF italiano, um comprovante de residência e também que você esteja registrado no sistema público de saúde do país, caso aconteça alguma emergência.