(Atualizado em 9 Agosto 2020)
Ligue as notícias da TV ou abra um jornal, navegue na internet ou ouça o rádio, e provavelmente encontrará informações sobre o mercado de ações: “O Dow Jones fechou em recordes”; “O S & P 500 está a ser negociado a dois décimos do valor de um por cento”; “O mercado de ações está reagindo às notícias de Washington.” O mercado de ações parece estar em toda a nossa vida diária, mas o que exatamente é o mercado de ações? E, o que são as ações compradas e vendidas neste mercado? O que significa para si, e para seu empregador ou para a economia do seu país quando o mercado de ações teve “um bom dia”?
As respostas a essas perguntas nem sempre são óbvias uma vez que começamos a pensar sobre as ações. Por exemplo, pode ter ouvido que possuir uma ação significa que se tornou proprietário dessa empresa. Mas o que é que isso significa? Como pode um “proprietário” como você pode entrar com legibilidade num dos seus escritórios e levar para casa uma cadeira ou uma mesa? Será que tem o poder de contratar e despedir pessoas? É claro que se você possuir apenas um pequeno número de ações, “possui” apenas uma pequena porcentagem da empresa – mas e se possuir a maioria das ações, seria que podia levar uma cadeira ou até os extintores?
Neste tutorial, responderemos a essas perguntas e mais, muitas vezes em profundidade para explicar os conceitos fundamentais. Depois de entender esses conceitos e entender o que define o mercado de ações, a esperança é que se torne um investidor mais inteligente, mais informado e mais experiente. Mesmo que você não tenha uma conta de corretor e investir com o seu próprio dinheiro, pode muito bem estar exposto a ações através da sua conta de aposentadoria, plano de pensão, planos de poupança da faculdade, planos de poupança de saúde ou seguros. Na perspetiva de ser uma ferramenta para os ricos, o mercado de ações tornou-se o veículo escolhido para aumentar a riqueza para muitos segmentos da população. Os avanços na tecnologia de negociação e os serviços de corretagem de baixo custo na internet abriram mercados de ações para que hoje quase qualquer um possa possuir ações com o clique de um rato.
Antes de prosseguir, no entanto, é importante distinguir entre dois usos comuns do mercado de ações: investir e especular. Investir é quando você entrega o seu dinheiro para que ele seja usado para projetos produtivos, como crescimento ou expansão. Investir numa fábrica, em pesquisa e desenvolvimento, numa nova idéia de negócio – tudo isso é feito com a expectativa de que, no futuro, a fábrica, a pesquisa ou a startup valerá mais do que o investimento original. Isso significa que existe um motivo para acreditar que a fábrica precisa ser de expandida, ou que entende amplamente o tipo de pesquisa que está a ser feita e qual a recompensa que pode surgir daí, ou que entenda e acredite no plano de negócios do novo empreendimento. Por outras palavras, o investimento é uma decisão racional tomada com um objetivo do futuro. Quando você investe, o seu dinheiro está destinado a ser usado para aumentar o seu valor.
A especulação, por outro lado, é semelhante ao jogo. Os especuladores compram algo com a esperança de que possam vender em breve por um preço mais alto, mas sem necessariamente entender – ou mesmo importar-se – da razão pela qual o preço deve subir. Às vezes, os especuladores têm uma sensação de intuição, ou estão negociam baseado-se em rumores, mas, em última análise, eles não se preocupam com a fábrica, a I & D ou com o plano de negócios. A especulação nem sempre deve ser vista como uma coisa má, pois os especuladores agregam liquidez aos mercados, e muitos têm tido muito bons resultados por si mesmos. Ao mesmo tempo, muitos investidores inteligentes perderam as suas fortunas no mercado de ações através da especulação. A distinção importante entre investidores e especuladores não é normativa, mas sim que os investidores geralmente estão mais interessados nos processos subjacentes aos preços; eles estão dentro dele para o longo prazo, enquanto os especuladores estão mais interessados no preço em si, e com horizontes de tempo mais curtos para ganhar dinheiro.